Pesquise no PARA AS QUEDAS!

Computador: seu verdadeiro bichinho virtual!


Parado em frente ao meu computador, comecei a pensar no real motivo pelo qual eu o possuo. Meu computador é uma ferramenta de existência para mim hoje. Nele, faço de tudo: me divirto, me atualizo nas noticias, namoro, gravo musicas, videos, abro meu coração para as pessoas através de meu blog, registro minha vida salvando imagens e textos nos mais diversos locais e sites de relacionamento... Agora, imagina essa ferramenta com defeito? Sinceramente, é algo que realmente me tiraria do sério. Absolutamente todo dia meus dedos correm por essas teclas, minha mão arrasta para lá e para cá esse rato brilhante e clicante... Já houve épocas em que eu não possuia um PC, e minhas atividades se resumiam a outras coisas mais banais como TV, amigos, futebol, escrever (em um caderno) e tantas outras coisas. Época feliz que infelizmente não voltará. Mas apesar da essencialidade dessa ferramenta, é bom deixa-la de lado um pouco de vez em quando.

Mas hoje quero ajudar vocês. Ajudar os queridíssimos usuários de PCs que como eu precisam que suas lindas maquininhas estejam funcionando perfeitamente. E para vocês irei dar uma série de dicas agora para manter esse monte de chips funcionando feliz!


Sem pânico amigo, vou dar uma luz para toda essa bagunça...


Vamos começar pelo começo. O PC em si! Galera, como qualquer coisa eletrônica, o PC não combina com POEIRA (e eu ja vi uns PCs tão sujos que dava para plantar batatas no cooler do processador). Se você é capaz de abrir seu PC (parafusinhos lá no fundo, é só tirar dois...), limpe-o, passe um pano levemente úmido, tire aquela plantação de cogumelos do seu processador, não é difícil. Nada que um aspirador de pó ou um palito de dentes não resolva. Mas lembre-se: antes de tocar em qualquer parte eletrônica de seu PC, elimine a estática do seu corpo. Como? Descalço, encoste em qualquer metal. Segure por cinco segundos e depois pode ficar tranquilo. E quando manusear sua placas, não pegue diretamente nela, pegue nas bordas ou nos metais presos a ela. Eu ja vi pessoas perderem HDs só por conta da estática que com um estalinho mínimo fritou a placa. Também já vi pessoas perderem processadores por não limparem seus PCs e o cooler ficar tão cheio de sujeira que não conseguia mais ventilar o coitado do quadradinho mágico.



O que diabos é isso, um PC ou uma roça?

Agora, falemos do PC ligado. E aí, qual o sistema que você usa? Windows? Linux? Aquela coisa louca lá da Apple? Eu sinceramente só uso o Windows (e a gigantesca maioria esmagadora também). Pois então, se você tem um Windows (seja XP, VISTA - tadinho - ou SEVEN - ou como alguns gostam de escrever, "7"), dá uma força para ele e faça-o funcionar direito! Se vocês já notaram, lá no menu INICIAR, tem um queridíssimo botão chamado PAINEL DE CONTROLE (em alguns, têm a opção CONFIGURAÇÃO e depois então o nosso amiguinho aí). Esse painel é a MÃE do seu Windows (e consequentemente do seu PC): o que lá estiver mandando, ele faz! Portanto, use e ABUSE dele! As principais dicas que posso dar a vocês nesse caso é que PERCAM A PREGUIÇA e LEIAM! Cada ícone daquilo corresponde a alguma coisa que seu PC pode fazer, e as vezes existem funções que vocês nem conhecem que se encaixam perfeitamente naquilo que precisam. Recomendo que entrem em algumas opções dele para facilitar a personalização de sua utilização, como o ADICIONAR E REMOVER PROGRAMAS (dá uma conferida se você conhece tudo que alí está, mas se não conhecer alguma coisa, PELO AMOR DE DEUS, não vá me sair excluindo, pode ser importante, como um driver), o CONTAS DE USUÁRIOS (nada melhor do que organizar um espaço certo para cada utilizador da máquina ou então uma senha de acesso ao Windows. É aí que você pode colocar isso), o OPÇÕES DE ENERGIA (principalmente para usuários de notebooks e netbooks), OPÇÕES DE PASTA e VIDEO (PERSONALIZAÇÃO para os usuários dos Windows VISTA e 7) e por último o SISTEMAS (esse mais para conhecimento. CONHEÇA a máquina que você possui, qual o sistema operacional, quanto de memória RAM ele tem, de HD... Isso você vê aí).

Depois de organizado tudo certinho do jeito que você quer e gosta, você precisa cooperar com o funcionamento dos programas que você coloca em seu Windows. O negócio não é só instalar e desinstalar simplesmente. Tudo que você faz em seu PC deixa marcas, e se você não fizer uso de suas ferramentas para dar aquela rejuvenescida no parceiro, ele vai ficar como um velho com um andador, lento e cansado. Para ajudar nessa tarefa, recomendo algumas ações.

A primeira é a seguinte: todo final de mês execute o DESFRAGMENTADOR DE DISCO (é só ir no menu INICIAR e em PROGRAMAS - ACESSÓRIOS). Sempre que você instala alguma coisa no seu Windows, o HD guarda dos dados em algum lugar de seu próprio disco (um "CD" 10 vezes mais grosso que um DVD, se ajuda a entender), só que ele não escolhe o lugar certinho como uma fila, ele simplesmente grava as informações em qualquer lugar. O leitor tem mais dificuldade em achar as informações caso elas estejam espalhadas pelo discão de seu HD, e consequentemente vai demorar mais. O Desfragmentador, como o nome já sugestiona, reagrupa os dados em um mesmo local para que o leitor possa encontra-los mais facilmente.

Além disso, não deixe seu PC acumular lixo digital. Aqueles trocentos POWER POINTS que você baixa do e-mail vão acumulando lá na memória do seu PC e a coisa vai ficando feia (e apertada). Além disso, sempre que você instala e desinstala programas no seu Windows, esses vão deixando comando chamados "registros" que são nada menos que "ordens" para seu Windows executar. Acumuladas, elas podem causar conflitos de funcionamentos de outros programas e acabar impactando diretamente no funcionamento. Para evitar isso, eu recomendo um programinha chamado CCLEANER, um limpador facílimo de usar e extremamente leve. Baixe-o, mantenha-o atualizado e execute-o toda semana. Verá a diferença.



Ainda bem que ele não morde de volta, não é mesmo?

Mas o que seria desse texto sobre utilização correta do PC se não comentassemos sobre vírus de computador, não é? Ah... Mas esse é um assunto delicado. O vírus de computador é um aplicativo malicioso que pode corromper ou violar dados de sua máquina, diminuindo sua capacidade de funcionamento ou até mesmo atrapalhando sua operação habitual (e muitas vezes, impedindo sua inicialização). E para isso existem dezenas de antivírus que juram que protegem, limpam... E você vai feliz e contente baixar o antivírus... Gratuito... Livre... "Proteção completa grátis"... Espere aí: GRÁTIS? Já se perguntou por quê esses antivírus são gratuitos? Pois a resposta é muito simples: porque não são de fato completos e tão pouco eficazes. Antivírus gratuito é apenas uma ferramenta de TESTE, para o usuário se adaptar àquela versão e ENTÃO adquirir a versão completa, PAGA e geralmente CARA.

Já que é preciso pagar por uma proteção completa, qual você recomendaria, alguns podem perguntar. Sinceramente, a diferença entre os diversos antivírus hoje no mercado são mínimas, geralmente de funcionalidades. E todos possuem ferramentas que, atualizadas, te prestam um serviço adequado e seguro. Na minha opinião, sobressaem o KASPERSKY, por sua extensa e completa ferramenta de detecção e varredura, um pouco melhor que as em geral e o McAFEE, por sua fácil utilização e compatibilidade, além de ser leve em sua máquina.

Ótimo, seu PC está limpo, instalado e protegido. E agora? O que você quer de seu PC? Acessar MSN e ORKUT? Então você vai precisar de um programa de mensagens instantâneas e um navegador de INTERNET ou Browser. O mais famoso programa de mensagens instantâneas é o Windows Live Messenger, mais conhecido como MSN Messenger. Mas não vá baixando e instalando ele assim a torto e a direito que você só terá dor de cabeça. Para um bom funcionamento desse programa, você precisa que seu Windows esteja devidamente ATUALIZADO. "Oh meu Deus, e como faço isso?", você se pergunta. Para começar, você precisa que seu Windows seja original (ah, vamos falar sério: você precisa que seu Windows seja RECONHECIDO como original, com um número de série válido). Sendo assim, entre no WINDOWS UPDATE (no menu INICIAR, é só dar uma olhadinha) e busque pelas mais recentes atualizações. Se você não tem tanto conhecimento assim, opte pela opção de atualizações EXPRESSA, já terá tudo que você precisa. Além disso, se seu INTERNET EXPLORER não estiver atualizado, podem surgir conflitos, portanto, atualiza-o também.

E já que citei o navegador da Microsoft, devo dizer que atualmente ele perdeu muito espaço para outros dois que são a última palavra em navegação na INTERNET com velocidade e praticidade: o MOZILLA FIREFOX e o GOOGLE CHROME. O primeiro, por ser o mais pesado dos três, trás consigo um leque de opções de personalização de dar inveja, mas por conta disso demora um pouco mais para abrir na máquina caso ela não seja lá uma máquina tão nova assim, contudo a paginação é de ótima velocidade, e seu orkut vai abrir rapidinho mesmo sua ADSL (o sinal que sua operadora envia para você) não seja assim tão rápida. Mas é o segundo, da fabulosa GOOGLE, é um show no que diz respeito à praticidade e execução. O CHROME veio com tudo para arrasar com os outros dois, sendo absolutamente prático (seu visual é gostoso, leve, pequeno e básico, sem grandes complicações) e com uma velocidade de carregamento das páginas de deixar os outros dois comendo poeira. O problema é que ele é bastante imcompatível com as programações, portanto não é o mais indicado para edição de sites e blogs. Além disso, não possui muitas personalizações, apesar de permitir a mudança da imagem de fundo do aplicativo.

Mas não deixe o INTERNET EXPLORER de lado! Ainda é o navegador mais compatível, mais conhecido, portanto mais adaptável. Um pouco mais leve que o FIREFOX, mas com uma paginação bem mais lenta que o CHROME, o INTERNET EXPLORER veio passando por muitas atualizações, e hoje em sua oitava versão, se reegueu das cinzas de sua sexta e está com fôlego novo para competir com os outros concorrentes.

Agora que você já tem tudo e está navegando na INTERNET, você só precisa então escolher os sites que irá visitar. E isso vai de cada usuário, de cada preferência, e nisso não posso influenciar muito. Mas posso dar as dicas que precisarem para uma boa navegação, com segurança e sem riscos. Começando pelos e-mails: por TUDO QUANTO É MAIS SAGRADO, não vá clicando em qualquer porcaria que veio proveniente de alguém que você julga confiável! Se você recebe aquele e-mail dizendo "Oi (seu nome perfeitinho), tem alguem te traindo" ou "olha as fotos da nossa festa" ou "o banco FULANO-DE-TAL requer a atualização de seu cadastro, clique aqui para atualiza-lo", NÃO CLIQUE IMEDIATAMENTE! Apenas coloque o mouse sobre o link e leia o nome que aparece lá no canto esquerdo: se você conhece, crê ser confiável... E NÃO POSSUIR UMA EXTENSÃO ".exe" no final do link, pode arriscar-se a clicar, MAS lembre-se de que você pode evitar problemas SÉRIOS apenas entrando em contato com o possível remetente e confirmando se realmente ele enviou o bendito e-mail, as vezes ele já está com o vírus e não sabe.




De vez em quando a coisa fica complicada e agente começa a perder até a saúde...

Bom, por hora essas são algumas dicas que eu deixo para incitar sua sede pela curiosidade na utilização de seu parceiro digital. Se tiverem mais dúvidas, deixem seus recados, terei prazer em responder.
E com licença, que agora eu vou fazer um varredura no meu bichinho enquanto assisto um video no Windows Media Player que baixei do meu e-mail acessado através do Chrome que uso... Ah é, tem um download terminando aqui e preciso postar isso aqui para vocês lerem... Oh mundo virtual difícil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens legais para você!